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NAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS
O empenho para fazer da escola um lugar de evangelização e humanização
89. Entre todos os instrumentos educativos, a escola se reveste de uma importância particular, que em força de sua missão, enquanto que com cuidado constante amadurece as faculdades intelectuais, desenvolve a capacidade de juízo, põe em contato com o patrimônio cultural adquirido pelas gerações passadas, promove o sentido dos valores, prepara para a vida profissional, também gera um relacionamento de amizade entre os alunos de índole e condições diversas, dispondo e favorecendo a compreensão recíproca. GS 5.
90. Os religiosos da Sagrada Família estão seriamente empenhados em garantir uma presença alegre e incisiva na escola, que respeite a natureza e a diversidade do ambiente em que os homens vivem. A participação se torna um apelo e um modo de ser ao qual ninguém pode eximir-se. Cabe aos cristãos na escola, e sobretudo aos leigos, criar uma cultura e a uma ação educativa que promovam a libertação integral da pessoa e suscitem diálogo e comunhão interpessoal.
91. A família é sujeito imprescindível do projeto escolar educativo “Sagrada Família”. Ela é um recurso sem o qual a escola Sagrada Família não seria agência educativa, não seria testemunho de uma vitalidade carismática, não absolveria seu papel instrutivo. A escola na sua dimensão educativa, instrutiva e comunitária deve, além de cuidar do crescimento da criança, criar e fazer crescer gradualmente uma aliança factível com a família, a qual se torna construtora de valores e cultura da própria escola. A escola é chamada a fazer crescer esta aliança educativa com a família através de: um relacionamento pessoal que saiba superar a dificuldade relacional que muitas vezes os pais percebem, uma disponibilidade de tempo e de energias onde apareça a disponibilidade e a empatia, uma comunicação qualificada, feita de clareza e de compreensão, uma sempre maior clareza das funções.
92. Neste contexto deve ser colocado também o problema da integração dos alunos portadores de deficiências, para tal fim, é necessário pesquisar preventivamente, com a ajuda de especialistas, as condições que tornam possível e útil tal integração, para depois verificar concretamente a consistência destas condições nas reais possibilidades do instituto. Mas também deve ser clara a vontade de dedicar a estas pessoas todos os recursos possíveis, segundo os critérios da prioridade evangélica aos pobres.
Método: aprender a aprender
93. A didática de aprender a aprender está voltada à aquisição de habilidades metas-cognitivas que permite uma mais rápida re-conversão nas competências e adequação mais ágil dos próprios repertórios cognitivos e comportamentais às mudanças ambientais. Por esta substancial razão, a didática da escola Sagrada Família põe no centro a metodologia, fazendo-a tornar-se uma verdadeira e própria perspectiva de ensinamento. Adquirir uma metodologia de abordagem do conhecimento é um objetivo irrenunciável da escola de hoje. A didática se preocupa em desenvolver gradualmente uma autonomia e uma responsabilidade na condução da própria aprendizagem para favorecer no sujeito uma habilidade substancial.
Alguns elementos essenciais da Escola Sagrada Família
94. Atenção para criar e desenvolver um estilo relacional e operativo baseado sobre a empatia e a proximidade entre todos os componentes da escola para criar um clima familiar, sereno e ao mesmo tempo produtivo;
95. Atenção à qualidade dos processos didáticos ativados através de atividades de reflexão, de planejamentos e de avaliação da prática didática; de pesquisa e produção de materiais, de formação e de serviço;
96. Atenção à avaliação-verificação dos processos formativos através da elaboração de critérios e instrumentos internos de levantamento, comparação e avaliação das competências adquiridas pelos alunos;
97. Atenção por parte dos professores à quantidade e qualidade das tarefas prescritas, considerando a gradualidade e o amadurecimento de uma autonomia pessoal para favorecer a expressão criativa e qualificante de si mesmo;
98. Atenção à construção de um relacionamento de co-responsabilidade educativa e de participação à vida da Escola por parte dos pais;
99. tenção à continuidade do processo formativo através da ligação com as escolas que precedem e continuam o segmento que a criança esta cursando.
A identidade do professor Sagrada Família
100. A riqueza da proposta em cada campo de seu ensinamento, a clareza, a essencialidade, constituem o modo com que o professor habilita o aluno para uma maior liberdade; a diversidade dos métodos e dos instrumentos praticados podem ser uma ajuda para cada um encontrar não só o interesse e a paixão pelo caminho escolar, mas também, o método de estudo mais orientado sobre a pessoa.
101. A honestidade intelectual de fornecer não só diferentes visões da vida, mas de ajudar à compreendê-las, de acompanhar gradualmente à um juízo pessoal, sem desvios a respeito das riqueza dos elementos em jogo, sem precipitações, antecipações, introduzindo à fadiga necessária para conseguir um juízo maduro e sereno, são formas com as quais o educador tempera o exercício de uma liberdade madura e responsável.
102. A paciência pedagógica como forma para distribuir os tempos e os momentos do amadurecimento, para poupar os alunos também nas suas fadigas pessoais, para ajudá-los a elaborar até mesmo as próprias falhas, sem com isso induzir a cômodas preguiças ou perder o sentido da meta e do projeto.
103. A pluralidade das figuras: em cada projeto educativo a pluralidade dos modelos e dos pontos de referência não é somente importante como momento de identificação, mas se torna frutuosa quando as diversas figuras convergem a um único projeto comum, evidenciam os diversos aspetos do amadurecimento da pessoa e da consciência, ampliam as perspectivas e fornecem mais elementos de juízo. A este propósito não é concedida nenhuma forma de inveja educativa ou de seqüestro pessoal: se pagaria um preço muito alto em termos educativos.
A formação dos colaboradores
104. A formação dos educadores Sagrada Família será objeto e cuidado de cada religioso da Congregação. A animação espiritual e a contínua solicitação ao estudo e à assimilação da proposta cerioliana serão os objetos principais de tal formação. Sejam organizados periodicamente encontros e jornadas de estudo para os responsáveis pelas atividades didática e para os professores das várias escolas.