Início do ano Acadêmico de Filosofia
- Details
- Written by Adriano da Levedove
Após um periodo do ano internacional vivido por mim é com muita alegria que vos escrevo esse pequeno testemunho. Como no inicio do ano ao chegar no Moçambique tinha como lema “Ide por todo o mundo e a todos anunciai o Evangelho” agora posso dizer que esse apelo para mim é mais forte, mais percebido porque aqui em terras moçambicanas o povo tem um desejo de querer conhecer Deus, mas isso não quer dizer que nós como missionarios trazemos Deus (Jesus), mas sim com a nossa escolha de viver como consagrados viemos para cá para testemunhar esse Cristo ressuscitado. Esse testemunho só é possivel numa vida comunitaria de fraternidade e ajuda mutúa. É nesse espírito de vida comum que podemos desenvolver os nossos trabalhos apostólicos.
Senhor da Messe, Pastor do Rebanho,
Faz ressoar em nossos ouvidos
Teu forte e suave convite:
"Vem e segue-me!"
Derrama sobre nós o Teu Espírito,
Que Ele nos dê sabedoria
Para ver o caminho,
E generosidade para seguir Tua voz!
Senhor, que a messe não se perca
Por falta de operários!
Desperta nossas comunidades para a Missão!
Ensina nossa vida a ser serviço!
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino
Na vida consagrada e religiosa!
Senhor, que o Rebanho não pereça
Por falta de Pastores!
Sustenta a fidelidade de nossos bispos,
Padres, diáconos e ministros!
Dá perseverança a nossos seminaristas!
Desperta o coração de nossos jovens
Para o ministério pastoral
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,
Chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho,
Ajuda-nos a responder: "SIM". - Amém.
No dia 11 de Março de
Adailton e Paulo deram nesse dia o testemunho fiel de entrega de vossas vidas a Deus e a vossa missão como diáconos a serviço dos doentes. Além disso, serão aqueles que pronunciaram e levaram a Palavra Viva do Evangelho a todos.
Tivemos também a presença das comunidades de Jandira, Assaí, Peabiru, Curitiba e Serrinha. Das Irmãs de Bérgamo com a presença da Madre Geral, das Irmãs de Montes Claro também na presença da sua Superiora Geral, dos Seminaristas de Peabiru e Curitiba, dos Padres da Congregação, do Excelentíssimo Superior Regional Pe. Roberto Maver, do Pároco da Paróquia Pe. Roberto Fornoni e da presença maravilhosa do Reverendíssimo Bispo Dom Ottorino que presidiu a Celebração.
Dom Ottorino em sua homilia dirigida a todos, mas principalmente aos neo-diáconos, disse da importância dos votos, dando ênfase no de castidade, onde afirmou que a Igreja não obriga aos candidatos a ordem a fazer tal foto, mas convida a aqueles candidatos que se sentissem prontos a assumi-lo em sua vida. Além disso, falou das acusações que a mídia estava fazendo contra a Igreja. Afirmando que todos os cristãos deveriam defender a Igreja, como se estivessem devendo sua própria família. Por que a Igreja é a nossa família. E termina sua homilia dizendo que a missão do Diácono é de Proclamar a Palavra de Deus e de serviço aos doentes.
Que Deus possa abençoar sempre Adailton e Paulo nessa nova caminhada rumo ao sacerdote. Que eles possam ter sempre como modelo Jesus Cristo que foi o verdadeiro exemplo de doação.
Saudades, palavra preferida de nos brasileiros, dizem os estrangerios... mas não é a palavra saudade que serve para caracterizar a experiencia deste um mês em terras Italianas: e sim a palavra Aprendizado.
Confesso que quando recebi minha destinação, fui surprendido por um forte sentimento de medo: medo de um país diferente; de costumes diferentes; mas principalmente de uma lingua diferente. Mas o medo foi superado nos primeiros dias, diante do carinho, compreenssão e acolhida de nossos co-irmãos, dos funcionarios e crianças.