Em meus 15 anos de vida dedicada ativamente a igreja, já tive a oportunidade de participar de vários retiros e, encontros; onde eu pude experimentar pessoalmente através de contemplações, e meditações e exercícios espirituais, a graça e o amor de Deus em minha vida.
Porém mais que justo e necessário eu devo mencionar a minha particular experiência vivenciada neste retiro intitulado “Contemplando a Encarnação do Verbo sob o Olhar de Santa Paula” onde eu pude entender e compreender melhor o quanto é rico e profundo o carisma desta congregação. A nossa Fundadora Santa Paula Elisabete Cerioli, soube muito bem caracterizar o presépio de Belém como a essência, ”ou seja,” a base, se que se pode chamar assim, para a vivência deste carisma tão belo que é o da Congregação da Sagrada Família.
Contemplar as virtudes da Família de Nazaré em sua totalidade nada mais é que, mergulhar no mais profundo de si, e ao se encontrar no mais profundo de nosso ser, podermos beber da fonte cristalina que é Cristo Jesus, pois é na nossa pequenez que Cristo se manifesta.
Ao vivenciar por estes dois dias este mergulho em mim mesmo, senti-me mais motivado ao impulso Cerioliano, despojar-se de tudo e abraçar a causa do Reino com maior amor, empenho e dedicação, “Tendo Sempre Deus na Mente e no Coração” (Santa Paula Elisabete Cerioli).
Agradeço a Deus e santa Paula Elisabete, como também aos que me acompanham em minha formação, a graça desta oportunidade que a mim foi concedida de estar aqui contemplando, amando e vivenciando a Sagrada Família de Nazaré, família esta que, por ela mesma foi, admirada, contemplada, e ao qual ela mesma intitulou como seu carisma e modelo ideal a ser seguido “Sagrada Família”.
Que ela nos inspire a cada um de nós a sermos cada vez mais portadores deste ideal, que é de anunciar o amor de Deus aos que ainda não tiveram acesso a essa dádiva. Impulsionados pelo convite que Jesus Cristo mesmo nos convida “Tu és o meu filho eu hoje te gerei” (Salmo 02, 7) sirvamos e sigamos ao projeto de Cristo Jesus, com generosidade e disponibilidade, abertos a necessidade da igreja e de sua missão.
Vandilson Pereira Sobrinho, Seminarista do 1º ano de Filosofia.