Este mês queremos dar uma atenção maior à culinária mineira. Estaremos então, partilhando com você um pouco da história de Minas Gerais e algumas deliciosas receitas e em espacial algumas enviadas a nós pelos visitantes de nossa página.
Um santo apetite UAI!!!
Minas Gerais
Minas Gerais é rica seja no seu patrimônio artístico, cultural e culinário. Entre o fim do século XVII e inicio do século XVIII, as tropas que seguiam a caminho das minas de ouro levavam consigo, além dos bois e mulas que puxavam as carroças, mantimentos capazes de ser conservados, como toucinho, farinha de mandioca, açúcar, feijão, milho e carne-seca, pois não havia cidades ou mesmo vilas onde pudessem se abastecer. A dieta, então era composta basicamente de feijão cozido junto com a carne-seca e depois misturado com a farinha de mandioca. Essa é a origem de um dos pratos mineiros mais conhecidos, o feijão-tropeiro, que é consumido tanto nas fazendas como nos restaurantes populares e nos botequins.
Feijão Tropeiro Mineiro
INGREDIENTES
2 xicara (chá) de farinha de mandioca
1 Kilo de toucinho defumado ou bacon
1 quilo de linguiça tropeira
1 Kilo de feijão carioca ou preto
5 ovos cozidos
3 colher(chá) de salsinha a mesma quantidade de cebolinha
3 dentes de alho picados
1 cebola picadinha
sal a gosto e óleo
PREPARO
Cozinhar o feijão (não deixar desmanchar). Deixar escorrer o caldo numa peneira. À parte, picar o toucinho, temperar com sal e fritar os torresmos até ficarem amarelinhos, retiro-o e reserve. Nesta mesma panela frite os ovos, retire-os e reserve-os. Fritar a linguiça numa panela tampada com um pouco de água. Destampar logo que a água secar, para corar. Em ½ xícara da gordura deixada pelos torresmos ao fritar, refogar os temperos (cebola e o alho) e o feijão cozido sem caldo por mais ou menos 5 minutos. Adicionar a farinha e os torresmos. Transferir para uma travessa e enfeitar o feijão tropeiro com a salsinha e a cebolinha, e contorne com pedaços de lingüiça frita. Acompanhe com couve refogada e arroz branco.
RENDIMENTO: 10 porções