logo 128

Queridos irmãos, vindo de encontro aos ganhos do Capítulo geral no que diz respeito à Prioridade 2.2 e aos constantes convites do Superior geral que também nas últimas Deliberações nos pede de “valorizar as novas tecnologias para melhorar a qualidade da partilha da nossa experiência de consagração e missão”, somos contentes de partilhar com todos a tarde de retiro que a Comunidade religiosa de Assai realizou na segunda-feira, 31 de março, no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo de Londrina.

Refletimos os números 41-46 da Exortação Apostólica pós-sinodal Vita Consecrata à luz da Prioridade 1 do Documento final do XIX Capítulo geral, com suas respectivas ações. Após a exposição tivemos um tempo de aproximadamente 1 hora e meia para reflexão pessoal, concluindo com a celebração da Eucaristia onde partilhamos os frutos das reflexões pessoais, destacando a necessidade de sentir-se cada vez mais partícipe “da e na família religiosa” compreendendo a Comunidade como lugar da Fraternidade (familiaridade) e espaço teologal (VC).

Concluímos a partilha refletindo ainda sobre alguns trechos da carta “Alegrai-vos”, Carta aos consagrados e consagradas para o ano dedicado à vida consagrada, destacando as indagações que o Santo Padre nos faz como, por exemplo: “¿Cómo estamos con la inquietud del amor? ¿Creemos en el amor a Dios y a los demás? ¿O somos nominalistas en esto? No de modo abstracto, no sólo las palabras, sino el hermano concreto que encontramos, ¡el hermano que tenemos al lado! ¿Nos dejamos inquietar por sus necesidades o nos quedamos encerrados en nosotros mismos, en nuestras comunidades, que muchas veces es para nosotros "comunidad-comodidad"?”

Com carinho, Pe. Wagner e Pe. Paulo


RETIRO DE COMUNIDADEalt