No dia 29 de Novembro às 19h00, a Paróquia São José de Assaí iniciou a Assembleia Paroquial 2014 com uma missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manoel João Francisco. Na celebração o bispo destacou que nós estamos entrando no Tempo Litúrgico do Advento, e com isso iniciando um novo Ano Eclesiástico.
Dom Manoel assinalou que vivenciando esse tempo, que tem como característica particular a preparação para a celebração do Natal, nós estamos fazendo memória da primeira vinda de Cristo e assim nos preparando para a segunda vinda. Ainda de acordo com o bispo, existe uma vinda intermediaria, que acontece através da participação nos sacramentos, na comunhão com os irmãos mais necessitados e através da palavra de Deus. Ao final da celebração o Pe. Wagner fez a abertura oficial da Assembleia.
As Urgências do IX Plano Diocesano de Pastoral
Após a celebração litúrgica de Abertura da Assembleia Paroquial, aconteceu a primeira intervenção, que foi proferida por Dom Manoel, na qual ele apresentou as quatro urgências do IX Plano Diocesano de Pastoral, sendo elas: Ação Sócio Transformadora, Palavra de Deus, Missão e Iniciação Cristã.
O bispo exortou a comunidade que as urgências da diocese não são para grupos específicos, mas devem ser colocadas em práticas por todas as pastorais. Outro aspecto considerado por Dom Manoel é a necessidade dos agentes serem testemunhas da alegria de ser cristão. Durante sua intervenção, Dom Manoel citou várias vezes o Papa Francisco e exigiu da comunidade atenção as urgências da Diocese, tendo em vista que a Paróquia não é uma igreja isolada. Ao final da intervenção o Pe. Wagner agradeceu a presença e atenção de Dom Manoel.
E a Paróquia São José, como vai?
A segunda intervenção da Assembleia Paroquial aconteceu ainda no dia 29 de novembro e foi proferida por Renato Mussi. Inicialmente ele destacou a importância da assembléia para a vida Pastoral da Igreja e apresentou o método que será utilizado para a realização da mesma, que consiste no Ver, Julgar e Agir.
Em seguida apresentou um resumo das atividades realizadas no ano eclesiástico de 2014, o resumo das mini-assembleias das pastorais, o resultado do Censo Pastoral 2014 e uma avaliação da situação financeira da Paróquia. De acordo com o Renato a comunidade paroquial precisa ter maturidade e humildade para reconhecer os próprios erros para assim assumir o protagonismo da ação pastoral na Igreja.
Ainda durante a intervenção, Renato chamou atenção para a necessidade de a comunidade permanecer atenta à realidade da paróquia. Ao final da intervenção a comunidade rezou a oração das Completas e recebeu a benção de Dom Manoel.
Comunidade de Comunidades
A Assembleia retomou os trabalhos no dia 30 de novembro, às 7h30 com a oração das Laudes. Em seguida aconteceu à terceira intervenção, que foi ministrada por Conrado de Oliveira Neto. O Conrado retomou a realidade que havia sido apresentado na noite anterior por Renato Mussi e iluminou esses dados com o Documento 100 da CNBB, com a Carta Apostólica Alegria do Evangelho do Papa Francisco e com as Urgências do IX Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Cornélio Procópio, ajudando a assembleia a julgar a realidade paroquial à luz destes documentos para então projetar a ação pastoral para 2015.
Ao longo de sua intervenção, o Conrado buscou deixar evidente aos delegados da assembleia à necessidade da nossa comunidade ser testemunha da alegria de ser cristão e também que devemos estar atentos as necessidades dos nossos irmãos que estão sofrendo.
Terceira etapa: Agir
Após as intervenções, tiveram início os trabalhos de grupo que foi conduzido por Rafael Amaral e Vanda Pereira. Os participantes foram divididos em 16 grupos com uma média de 9 pessoas em cada. Cada um dos grupos recebeu uma das urgências do Plano Diocesano para que posteriormente desenvolvessem projetos para aquela área específica. Os grupos tiveram uma hora para reflexão.
Encerrada a reflexão aconteceu à plenária, na qual cada grupo expôs para a assembléia os projetos propostos. Em seguida o Pe. Wagner fez alguns apontamentos sobre os projetos que foram apresentados e destacou que todos devem estar cientes de que a aprovação destes implica no compromisso pastoral de execução dos mesmos. Depois os participantes foram liberados para o almoço, que foi realizado no Salão Paroquial.
Aprovação dos Projetos e encerramento da Assembleia
Os trabalhos da Assembleia retomaram às 13h30 com a votação dos projetos. Esse trabalho foi conduzido pelo Rafael Amaral e pela Prof. Lucélia Pereira. Os projetos foram votados por eixo e a cada um deles os participantes puderam fazer intervenções, mostrando posição favorável ou desfavorável à aprovação dos mesmos.
Esse momento foi muito rico e contou com diversas intervenções dos delegados e aprovação de vários projetos e ações. Encerrada a votação dos projetos, a asembleia passou para aprovação do calendário paroquial e em seguida a comunidade rezou solenemente a oração das Vésperas, encerrando assim a Assembleia Paroquial 2014.
Para que a Assembleia Paroquial acontecesse de forma plena e organizada foi necessário que muitas pessoas trabalhassem nos bastidores. Além da equipe de coordenação que desde setembro estava trabalhando para a realização da assembléia também foram criadas equipes pra infra-estrutura, acolhida, cozinha, animação e liturgia.
Pastoral da Comunicação Assaí