DEDICAÇÃO DO ALTAR DA IGREJA MATRIZ SÃO JOÃO BATISTA EM PEABIRU
Depois de muita preparação logística e pastoral o novo Altar da Igreja Matriz São João Batista, em Peabiru foi dedicado no último dia 23 de setembro, com Missa Solene presidida por Dom Francisco Javier.
Foi um acontecimento histórico, muito marcante na vida da Comunidade Paroquial, dada a importância do Altar como centro de toda nossa vida espiritual. Sinal do próprio Cristo, no Altar celebra-se o memorial do Senhor e se dá aos fiéis seu Corpo e Sangue (Ritual de Dedicação).
A preparação pastoral aconteceu por meio de um Tríduo, sendo abençoados outros lugares de uso litúrgico visíveis no presbitério: a Cadeira presidencial, o Ambão e a Pia Batismal.
A comunidade é muita grata a Dom Ettore Dotti, bispo de Naviraí – MS que celebrou o primeiro dia do Tríduo e fez a benção da Cadeira presidencial. Da mesma forma é muito grata ao Pe. José Coelho, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Engenheiro Beltrão, que no segundo dia do Tríduo abençoou o Ambão e a Pe. Roberto Maver, Superior regional e Vigário geral da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo, que presidindo o último dia do Tríduo no sábado dia 22, fez a benção a Pia batismal e conferiu o sacramento do batismo ao pequeno João Pedro Pante Avanço.
Na celebração da Dedicação do Altar, nosso bispo Dom Francisco proferiu belíssimas palavras durante a homilia, ressaltando a importância e o significado do Altar, que dedicado a Deus, recebeu a relíquia de Santa Paula Elizabete Cerioli, fundadora dos Padres, Irmãos e Irmãs da Sagrada Família de Bérgamo.
No final da celebração foi inaugurada a Capela do Santíssimo, onde está o primeiro sacrário da Igreja, de 1953, reformado pelo peabiruense “Galinho”, mecânico, com a colaboração também de Luiz Cruz, coordenador paroquial de catequese e de seu filho Fagner Cruz, e onde foi também colocado um belíssimo quadro da Santa Ceia, em madeira, de autoria do artista Moser.
Os trabalhos de reforma interna (pavimento, altar, capela) em prol dos 60 anos de ereção da Paróquia São João Batista (23/02/2013) iniciou-se no final de maio e desde então teve muita colaboração por parte de toda a comunidade paroquial, a quem agradecemos muito pela dedicação e compromisso.
Pe. Wagner Zacarias Rufino CSF, Pároco