logo 128

Sétimo dia

Ser Igreja

Canto

Introdução

Neste sétimo dia da novena, invoquemos o Senhor, pela intercesão de Santa Paula Elisabete, para que nos faça experimentar a beleza de partilhar a fé com os outros.

Santa Paula escutou com muita atenção as indicações que lhes davam o bispo e os seus diretores espirituais, e sempre contribui para edificar a Igreja.

O Senhor nos faça capazes de buscar o nosso lugar na igreja, nos ensine a fazer comunhão com os nosso irmãos e irmãs na fé, a testemunhar com alegria a beleza de ser igreja.

Oração

Santa Paula Elisabete Cerioli, vós fostes  uma filha dócil: suscitai em cada filho o desejo de ser dócil e submisso  à vida e a Deus. Ensinai-nos a sermos dóceis!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma mãe generosa: amparai cada mãe na generosidade para com os póprios filhos, para com todos. Ensinai-nos a sermos generosos!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma Fundadora corajosa: ensinai-nos a escutar as invocações dos pequeninos sem futuro. Alcançai para nós a coragem de nos doarmos aos outros, sem reservas, e de nos confiarmos à vontade do Pai. AMÈM.

Leitura da Palavra de Deus

(At. 2,42-47)

Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações. Apossava- e de todos o temor, e pelos apóstolos realizavam- se numerosos prodígios e sinais. Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum; vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um. Perseverantes e bem unidos, freqüentavam diariamente o templo, partiam o pão pelas casas e tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que seriam salvas.

Salmo

Salmo 133 (132)

Ref.: Como é bom viver como irmãos

Oh, como é bom, como é agradável

para irmãos unidos viverem juntos. (R)

É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e

que desce para a barba, a barba de Aarão,

para correr em seguida até a orla de seu manto. (R)

É como o orvalho do Hermon,

que desce pela colina de Sião;

pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna. (R)

Textos da Fundadora o de sua biografia

(Memória da vida de Paula Elisabete Cerioli, p. 66)

Nestes primeiros tempos Dom Speranza vinha visitá-la com muita freqüência. Vendo-a trabalhar tanto para realizar o bem, tão dócil e obediente a cada conselho seu, resolveu mudar totalmente a maneira de guiá-la. Antes a tratava com severidade, quase não a escutava, come atesta quem a acompanhava quando ia ao Episcopado. Agora incentivava ela a continuar e louvava, na sua presença, os progressos obtidos na obra começada. Deixava transparecer sua alegria interior. Visitava a casa, as escolas e conversava longamente com Constanza, interessando por tudo o que ela lhe contava, alegre como uma menina.

Nada fazia nem modificava nas obras, sem consentimento do bispo. Certa ocasião, o bispo, quase brincando, disse-lhe, na presença de todos: “Sabe o que dizem de você em Bergamo? Que você é uma louquinha”. Alegre, ela respondeu: “Tomara o fosse, Excelência, louca da loucura da cruz!”.

Algumas preces

Para viver os compromissos batismais: aumenta a minha fé

Para partilhar os valores cristãos com os outros: aumenta a minha fé

Para assumir a tarefa do testemunho: aumenta a minha fé

Para resistir à tentação do individualismo: aumenta a minha fé

Preces lives

Pai nosso

Oração final

Santa Paula Elisabete, aprendestes a crer em Deus pelo exemplo de vossos pais, pelo estilo de vossa comunidade cristã e pelo exemplo de vossa gente. Concedei também a mim não viver a fèe em Jesus de modo superficial, afastando-me da realidade, e tampouco uma fé meramente emotiva. Afastando-me da vida concreta de minha comunidade cristã. Que minha presença no mundo, minha partilha da experiência cristã com outros e minha conversão sejam sinal e demostração visível de seu amor por Jesus. Amém.

Canto