logo 128

Oitavo dia

Pela Congregação

Canto

Introdução

Neste oitavo dia da novena, invoquemos o Senhor, pela intercesão de Santa Paula Elisabete, pela Congregação da Sagrada Família.

Santa Paula Elisabete decidiu de envolver na sua obra caritativa aquelas pessoas que, repletas do mesmo Espirito,   doassem a vida para a vida e o futuro das crianças pobres.

O Senhor reforce a vocação daqueles que Ele escolheu, infunda ainda o seu Espirito de profecia, chame outras pessoas  prontos a entregar-se a esta boa causa.

Oração

Santa Paula Elisabete Cerioli, vós fostes  uma filha dócil: suscitai em cada filho o desejo de ser dócil e submisso  à vida e a Deus. Ensinai-nos a sermos dóceis!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma mãe generosa: amparai cada mãe na generosidade para com os póprios filhos, para com todos. Ensinai-nos a sermos generosos!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma Fundadora corajosa: ensinai-nos a escutar as invocações dos pequeninos sem futuro. Alcançai para nós a coragem de nos doarmos aos outros, sem reservas, e de nos confiarmos à vontade do Pai. AMÈM.

Leitura da Palavra de Deus

(1 Cor 12, 4-11)

Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas  o Senhor é o mesmo. Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, em vista do bem de todos. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito. A outro é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. A outro, o poder de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, a diversidade de línguas. A outro, o dom de as interpretar. Todas essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer.

Salmo

Ref.: Deus caminha em frente de seu povo

Cantai à glória de Deus, cantai um cântico ao seu nome, abri caminho para o que em seu carro avança pelo deserto. Senhor é o seu nome, exultai em sua presença. (R(

É o pai dos órfãos e o protetor das viúvas, esse Deus que habita num templo santo.

Aos abandonados Deus preparou uma casa, conduz os cativos à liberdade e ao bem-estar; só os rebeldes ficam num deserto ardente. (R)

Ó Deus, quando saíeis à frente de vosso povo, quando avançáveis pelo deserto, a terra tremia, os próprios céus rorejavam diante de vós, o monte Sinai estremecia na presença do Deus de Israel. (R)

Textos da Fundadora o de sua biografia

A educação dos filhos e das filhas de são José deve ser, para um religioso e uma irmã da Sagrada Família, o compromisso maior e mais importante, o compromisso ao qual deve atender com mais zelo, com mais amor, por ser a finalidade própria e específica da instituição deles.

Em tempo, ensinai a vossas filhas e vossos filhos a conhecerem, amarem e servirem o Senhor; tendo obtido isso, o resto logo virá por si, mas tende cuidado de não aborrecê-los com recomendações demasiado freqüentes e maiores do que a capacidade e os talentos deles. Tende simplicidade, tende simplicidade em tudo, meus queridos e minhas queridas: poucas máximas, mas que sejam sólidas e reais, pouca conversa, mas que seja clara e breve. Vede como fazia Jesus Cristo para adequar-se às pessoas comuns e ignorantes: servia-se de parábolas, que facilmente se gravam na mente de todos; pois bem, segui seu exemplo, se também vós quiserdes produzir frutos consistentes e duráveis. Portanto, que eles amem a Deus mais e acima de todas as coisas, e até de si mesmos, contanto que esse amor se acenda neles por reconhecerem os muitos e tão grandes benefícios que o Senhor lhes fez e faz continuamente; representai a eles esses dons e esses benefícios com imagens tão vivas e penetrantes, que os induzam a detestar o pecado, a morrer antes a ofendê-lo e, depois, pelo mesmo motivo, sintam as ofensas dirigidas ao Senhor com muito pesar, como se fossem dirigidas a eles mesmos. Servi-vos da bondade de Deus e da sua misericórdia para dar-lhes grande estima ao perdão das ofensas, para se amarem mutuamente uns aos outros, apesar de seus defeitos, aversões e antipatias, e habituai-os a se abraçarem mutuamente quando se ofendem e a pedirem mutuamente perdão […]

Vede, pois, que dedicação e jovialidade deveis ter com vossa educação. Se não é um disparate, eu diria que se trata nada menos de dar a vossas filhas e vossos filhos uma segunda criação, mais excelente do que a primeira. Queridos irmãos e irmãs: vedes a grandeza de vossa missão? Que possais conhecê-la e evidenciar toda a sua importância, a fim de cumpri-la com generosidade, amor e constância.

Algumas preces

D. Apresentemos os nossos pedidos a Deus por intercessão de Santa Paula Elisabete.

L. Pai de bondade, assisti a vossa Igreja para que ela seja no mundo testemunha autêntica da sua providencial maternidade e paternidade.

T. Acolhei nosso pedido ó Deus, e fazei que vivamos como filhos e filhas vosso, construindo o vosso Reino, para que tenhamos um mundo mais fraterno e solidário.

L. Olhai ó Pai nossas famílias.

T. Jesus, vosso filho veio morar entre nós. Na família de José e de Maria e entre seu povo aprendeu a viver, descobrindo nos acontecimentos o vosso paciente cuidado de Pai. Também nós queremos, ‘visitar’ hoje a Sagrada Família, para que, com seus dons e exemplos, aprendamos a fazer crescer nossa família no amor, no diálogo, na unidade e na fé, junto com a família maior de toda a humanidade.

Preces lives

Pai nosso

Oração final

Santa Paula Elisabete, fostes uma cristã tão corajosa, que reunistes ao vosso redor mulheres e homens que partecipavam de vosso ideal de vida: por amor a Jesus compartilhar a vida dos òrfãos, dos sem futuro. Concedei também a mim a coragem da coerência de vida, para que eu não traia com os gestos e com as palavras a profunda fé em Jesus e, em especial, a coragem de não sentir vergonha de viver uma vida alternativa, que vai na controcorrente. Amém.

Canto