logo 128

Nono dia

Pelas Famílias

Canto

Introdução

Neste nono dia da novena, invoquemos o Senhor, pela intercesão de Santa Paula Elisabete, pelas nossas famílias.

Paula Elisabete, contemplando a Sagrada Família intuiu que as comunidades familiares permanecem sólidas, quando os vínculos de parentela são sustentados e consolidados pela partilha dos valores da fé e da cultura cristã.

O Senhor ajuda as nossas famílias a serem fiéis aos valores cristão, a testemunhar com o exemplo e com alegria o dom do matrimônio, a educar os filhos com amor e paciência. Sustenta aquelas famílias em difficuldades e oferece as crianças uma oportunidade de um futuro digno.

Oração

Santa Paula Elisabete Cerioli, vós fostes  uma filha dócil: suscitai em cada filho o desejo de ser dócil e submisso  à vida e a Deus. Ensinai-nos a sermos dóceis!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma mãe generosa: amparai cada mãe na generosidade para com os póprios filhos, para com todos. Ensinai-nos a sermos generosos!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma Fundadora corajosa: ensinai-nos a escutar as invocações dos pequeninos sem futuro. Alcançai para nós a coragem de nos doarmos aos outros, sem reservas, e de nos confiarmos à vontade do Pai. AMÈM.

Leitura da Palavra de Deus

(Lc. 2,41-52)

Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” Ele respondeu: “Por que me

procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.

Salmo

(Sal. 124)

Ref.: O Senhor envolve seu povo

Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, eternamente firme.

Como Jerusalém está toda cercada de montanhas,

assim o Senhor envolve seu povo, agora e sempre. (R)

Não permanecerá estendido o cetro dos ímpios sobre o

destino dos justos, para que também estes não acabem

por estender suas mãos ao crime.

Fazei bem, Senhor, aos que são bons, e aos homens de reto coração. (R)

Mas aqueles que se desviam por caminhos tortuosos, que o Senhor os leve com os malfeitores. Paz para Israel!  (R)

Textos da Fundadora o de sua biografia

Eis-nos a Belém! Ó, feliz Belém! Aqui, Irmãs, entremos com respeito, nesta humilde gruta, morada do Homem-Deus.Não tenham medo: aqui todos tem livre acesso. Que bondade! Prostremo-nos em silêncio num canto deste lugar e olhemos com respeito estes três augustos Personagens do Céu, e com a luz daquele fulgurante esplendor que ilumina em cada parte a querida choupana, meditemos com atenção o que Eles dizem e fazem, o que aqui acontece... porque é a partir destes primeiros exemplos que as Irmãs da Sagrada Família devem formar o seu espírito.

Pobreza, eis o que por primeiro cai sob o nosso olhar. Pobreza de lugar, pobreza de vestimentas, pobreza das pessoas que por primeiras vêm visitar, reconhecer e adorar o Rei recém-nascido. Pobre moradia! Eis: paredes despidas, portas abertas, ar pungente, áspera palha, frio chão. Eis a verdadeira pobreza. Eis os primeiros exemplos, as primeiras lições práticas desta grande virtude, eis a pobreza real. Ó pobreza, quanto você é grande! Quanto você é honrada agora que foi escolhida como companheira por um Deus Menino! Quem se atreverá a queixar-se de ti?

Iguaizinhos à moradia são os primeiros adoradores. Os estão vendo, pobres e simples pastores. Ele, que com simples sinal podia chamar ao seu berço todos os reis da terra, quis os pobres, porque a pobreza tem por companheiros os pobres, goza e se contenta com a companhia deles. Assim Jesus recebe os Pastores, os recebe com bondade, sorri para suas maneiras rústicas e simples, os cumula de bênçãos e sem avermelhar faz proclamar por todo o mundo este seu primeiro chamado.

Quão diversos os nossos juízos, as nossas prevenções das de Deus! Deus, dono de tudo, escolheu para moradia de seu Filho uma pobre choupana, por cobertores pobres vestimentas, por primeiros adoradores simples pastores! Eis o valor, eis a importância, eis a estima que Ele dava às grandezas.

lhai também como Maria e José estão sorrindo aos pastores, não têm vergonha, nem desejam personagens maiores. E com isso poderíamos nos envergonhar de parentes pobres, de ter nascido pobres? Simplicidade, paz, liberdade, baixa estima, menosprezo do mundo: eis também os dotes do verdadeiro pobre, eis a pobreza real.

Algumas preces

L. Senhor, sustentai os pais na própria missão:

T. Que São José, os ajude a fazer com que a paternidade que exercem proceda da paternidade de Deus, e assim se disponham a escutar, confortar e orientar a própria família.

L. Senhor sustentai as mães na própria missão:

T. Que Maria, as ajude a conservar no coração o sentido de cada gesto, provem a alegria da vida familiar e com ternura e paciência façam com que os filhos cresçam na fé.

L. Senhor amparai os filhos.

T. Que Jesus, os ensine a terem confiança, a se tornarem filhos do único Pai que a todos e a cada um ama, guarda e faz viver.

Preces lives

Pai nosso

Oração final

Santa Paula Elisabete, Deus me deu uma família que é o caminho dos meus percursos na vida e a casa à qual regresso. Conservai entre nós, o constante diálogo com os filhos, a capacidade do perdão. Ajudai-nos no tempo da provação e não deixeis que nosso coração se dobre ao mal. Amém.

Canto