No dia 01 de agosto do ano 2010, realizou-se na paróquia Santo Inácio Mártir e Santa Paula Elisabete Cerioli de Curitiba o primeiro encontro da pastoral familiar paroquial; nesta ocasião, contou-se com a participação de aproximadamente 50 casais que aprofundaram durante todo o dia, o seguinte tema: “família, formadora de valores humanos e cristãos”. Padre Fiorenzo Longhi realizou a abertura do encontro dando boas vindas a todos.
No período matutino fomos prestigiados e agraciados pelo padre Jonacir Francisco Alessi, assessor da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que de pronto aceitou o convite do Padre Nilson Carlos Lopes, atual vigário da Paróquia Santo Inácio Mártir e Santa Paula Elisabete Cerioli. Padre Jonacir conduziu de forma brilhante o enfoque dos valores humanos e cristãos (os quais se vê quase que perdidos totalmente pela humanidade), fazendo um paralelo através da vida de Davi.
Após o almoço foi lembrado com os parabéns o Dia do Sacerdote; encontravam-se presentes os padres da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo: Pe. Roberto, Pe Adriano, Pe, Fiorenzo, Pe. Nilson. Pela tarde, o casal José Araújo e Bela da paróquia Santo Antônio partilharm o respectivo tema: “Relacionamento Familiar: pai, mãe, filhos e comunidade.
A presença marcante de tantos casais nos “alerta” sobre a morada de Cristo em nos sas famílias e decorrente disso se tornou uma preciosa oportunidade de se refletirem sobre a “sede” de aprender com a sincera, profunda e íntima relação dos casais entre si e com os (as) filhos (as).
Foram destacados também, com relevante importância os motivos que estão afastando as famílias do comprometimento na vida da Igreja entre eles, cita-se: shoppings (entrega ao consumismo exagerado), traições, desrespeito, falta de dignidade, ausência de perdão, entre outros.
Contudo, tudo é graça de Deus: o esforço, a dedicação e o empenho favoreceram o espírito de trabalho em equipe e o fortalecimento da fraterna amizade e da consistência dos laços amigáveis entre os casais que fazem parte dessa grande família que é a Pastoral Familiar: a eles a nossa gratidão. Também queremos lembrar das cuidadoras que no imenso carinho e paciência conseguiram envolver todas as crianças e adolescentes nas muitas atividades recreativas deste dia. Igualmente importante foi a participação da equipe de canto, cozinheiros, e de todos que nos bastidores povidenciaram fotos, lembrancinhas e decoração do espaço onde ocorreu o evento.
O encontro foi encerrado com uma missa na qual as alianças foram abençoadas e ainda o privilégio de ouvir Pe. Fiorenzo Longhi cantar aos casais quando as esposas recebiam as rosas oferecidas pelos maridos.
Invoquemos e peçamos ao Espírito Santo as infinitas bênçãos a fim de que cada casal encontre no Amor de Deus, a força, o amparo e a inspiração de se renovar a cada dia os compromissos de amor: é válido ressaltar que cada casal diga de coração um para o outro no cotidiano da vida: EU TE AMO.