A família numa paróquia, comunidade de comunidade foi o tema escolhido pela Paróquia Santo Inácio Mártir e Santa Paula Elisabete de Curitiba para dar início a semana de comemoração em honra de seu padroeiro. Durante o dia 12 de outubro tivemos uma rica e profunda jornada com as famílias que fazem parte de nossa comunidade paroquial, com o intuito de refletirmos sobre a grande missão em que somos chamados: constituirmos famílias. Fomos guiados neste dia com as palestras de André e Rita Kawahala, que partindo de uma relação homem e mulher através do matrimônio, passaram para o relacionamento pais e filhos e finalmente alargaram para a realidade de contexto paroquial, a convivência na comunidade de fé.
De fato, todo este dia foi muito precioso para todas as famílias participantes, pois a partir das reflexões suscitadas por meio das palestras, cada integrante da família pode perceber-se participante e sujeito fundamental na construção de relações autênticas e capacitadoras de acolher e conviver com o outro.
Que a exemplo de Santo Inácio que sofreu o martírio em nome de sua fé vivenciada na família eclesial, a Igreja, também nós possamos ser capazes de nos doarmos na construção de relações familiares mais autênticas, apesar de reconhecermos que estamos diante de uma sociedade que perdeu o sentido do que é constituir família e de vivenciar as relações tão fundamentais que dela brotam.